Para os conversores, alcançar práticas sustentáveis pode ser um desafio, dado que a embalagem e a criação de etiquetas pode consumir bastante energia e água, produzindo simultaneamente um nível de desperdício evitável.
A tecnologia de impressão digital moderna pode ajudar. Michael Matthews, Responsável de Produção – DP Colour, Domino, explica como os conversores podem reduzir o impacto ambiental da embalagem e criação de etiquetas, ao apoiar os seus objetivos de sustentabilidade e os dos clientes com as suas marcas.
Desde a "previsão" à "impressão a pedido"
Um modelo de "impressão a pedido" tradicional tem sido, desde há muito tempo, a opção preferencial para impressão flexográfica económica de unidades de manutenção de stock de grande volume. Contudo, as novas exigências do consumidor revelaram um aumento de tiragens de produtos mais limitadas, incluindo os lançamentos sazonais e promocionais. Para os conversores, as consequências podem ser volumes de embalagem imprevisíveis, com marcas a preferirem optar por quantidades de embalagens mais pequenas para mitigarem o desperdício enquanto o produto carece de aprovação.
Gerir tiragens mais reduzidas pode ser desafiador para os conversores flexográficos, considerando o custo de criar placas de impressão, a configuração morosa de impressoras e o desperdício de configuração. Acrescentar a opção de impressão digital às impressoras flexográficas para criar uma linha híbrida, ou investir numa impressora rolo a rolo digital, juntamente com linhas flexográficas estabelecidas, pode ajudar os conversores a adotar um modelo de negócio de impressão a pedido mais sustentável para embalagens de tiragens mais curtas.
Impressão digital para a sustentabilidade
Com a tecnologia de impressão digital, usada rolo a rolo ou como parte de um processo de impressão híbrido, os conversores podem oferecer um modelo de negócio completamente novo aos clientes da sua marca, com a capacidade de oferecerem embalagens com tiragens curtas ou de produtos variáveis, reduzindo simultaneamente os custos e o desperdício.
Reduzir o desperdício evitável na impressão poupa dinheiro aos conversores e às marcas, e reduz a necessidade de manuseamento do stock impresso em excesso. A energia usada nos processos de transporte e reciclagem de stock excessivo irá contribuir para as emissões de carbono globais da marca. Além disso, os elevados volumes de água e substâncias químicas são normalmente usados na destintagem do stock excessivo para reciclagem, com um risco de poluição se os artigos não forem corretamente processados.
Reduzir o desperdício na impressão
O desperdício na impressão engloba muito mais do que as embalagens impressas que têm de ser eliminadas devido à obsolescência e ao stock excessivo. A tecnologia de impressão digital oferece diversas oportunidades aos conversores para reduzirem o impacto ambiental das suas operações, incluindo formas de melhorar o desempenho ambiental dos processos flexográficos como parte de um processo híbrido:
Impressão a pedido
A impressão a pedido elimina as quantidades de pedidos mínimas e evita excedentes, poupando energia, reduzindo o uso de tinta e superfícies, e diminuindo a necessidade de transporte e reciclagem de um stock excessivo.
Personalização nas fases finais
Com a personalização nas fases finais, os toques de acabamento são acrescentados ao stock pré-impresso na unidade do fabricante. O design da embalagem é impresso a granel por um conversor, e os detalhes que exigem atualizações frequentes, nomeadamente o conteúdo promocional ou os dados variáveis, são acrescentados pouco depois ou durante o processo de embalagem, contribuindo para reduzir a obsolescência.
Impressão sem necessidade de placas
O desperdício resultante das placas e da pré-impressão – nomeadamente a tinta e os suportes usados durante a configuração e a verificação – podem representar mais de 10% da despesa anual da marca, dependendo do número de unidades de manutenção de stock e variações produzidas. Reduzir ou eliminar a utilização de placas contribui para minimizar o consumo de água, o desperdício de tinta e de substâncias químicas durante a limpeza das placas, além da necessidade de tratamento de águas residuais contaminadas.
Design centrado na eficiência
A colocação precisa da gota das cabeças de impressão de jato de tinta digitais significa que as impressoras de jato de tinta digitais utilizam apenas a quantidade de tinta necessária para criar o design de etiquetas, sem desperdício da tinta residual nas placas analógicas durante a troca de trabalhos.
A automatização integrada de tarefas de manutenção, nomeadamente a limpeza das cabeças de impressão e a circulação de tinta constante, podem ajudar a garantir um desempenho fiável e eficiente, reduzindo simultaneamente o uso global de consumíveis.
Adicionalmente, a tecnologia de secagem de alta eficiência apresentada nas impressoras de etiquetas digitais a jato de tinta e impressoras para cartão canelado modernas usam geralmente lâmpadas de fixação e de cura por oposição aos processos flexográficos.
A redução global da utilização de consumíveis e energia durante o uso de impressoras pode contribuir para a redução das emissões de carbono na cadeia de abastecimento – assim como proporcionar uma redução dos custos.
Otimização do fluxo de trabalho
Na impressão digital, a automatização do fluxo de trabalho pré-impressão através de software de front-end digital possibilita a verificação digital e poupa tempo e o desperdício adicional proveniente de provas em papel. As capacidades do RIP em linha de produção e em tempo real (processamento de imagens vetoriais) integradas nas impressoras digitais ajudam a maximizar a utilização das impressoras, o que, por sua vez, pode ajudar a reduzir o uso de energia em momentos de inatividade e a diminuir o impacto ambiental por impressão.
A monitorização automática e a otimização dos padrões de produção podem ajudar os conversores a poupar tempo, a melhorar a eficiência das operações de impressão, a reduzir o tempo de inatividade e a minimizar o desperdício na impressão – contribuindo para um impacto de sustentabilidade reduzido no âmbito da operação global.
Automatização de hardware
Combinar a pré-impressão, a impressão e o acabamento num único processo de impressão de etiquetas híbrido e automatizado pode ajudar a reduzir o consumo energético, uma vez que os tempos de configuração são menores e as trocas de trabalhos mais eficientes. Os processos contínuos usam geralmente menos material, dado que é eliminado o desperdício dos excedentes em cada processo, beneficiando o ambiente e o resultado final dos conversores.
Conclusão
Nos cenários certos, a tecnologia de impressão digital pode ajudar os conversores e os clientes das suas marcas a estabelecer um consumo mais sustentável e padrões de produção alinhados com compromissos de sustentabilidade. A impressão digital oferece oportunidades significativas na redução do desperdício evitável – incluindo os modelos de negócio da impressão a pedido e a personalização em fases posteriores.
Aqueles que transitam para o digital ou que aumentam os processos de impressão analógicos com um módulo de impressão digital para as suas tiragens curtas e médias podem contar com a redução do desperdício e emissões de carbono associadas, aumentando simultaneamente a eficiência global e alcançando reduções de custos com impacto positivo na rentabilidade.
Com mais de 60% dos conversores a planearem um investimento no digital nos próximos 24 meses, chegou o momento de agir.
FIM
Isenção de responsabilidade
Tintas
As informações que se encontram no presente documento não devem substituir a realização dos testes adequados às suas circunstâncias e usos específicos. O grupo Domino não será, de forma alguma, responsável por qualquer tipo de confiança com base neste documento em relação à adequação de qualquer uma das nossas tintas para a sua aplicação em particular. O presente documento não faz parte de quaisquer termos e condições celebrados entre si o grupo Domino. Os Termos e Condições de venda da Domino, em particular as garantias e responsabilidades presentes nos mesmos, dever-se-ão aplicar a qualquer uma das suas compras de produtos.
Geral
Todos os valores em termos de desempenho e alegações citados no presente documento foram obtidos sob condições específicas e apenas poderão ser repetidos sob condições semelhantes. Para obter detalhes específicos do produto, deve entrar em contacto com o seu Consultor Comercial da Domino. O presente documento não faz parte de quaisquer termos e condições celebrados entre si e a Domino.
Imagens
As imagens podem incluir melhorias ou extras opcionais. A qualidade de impressão pode variar de acordo com os consumíveis, o equipamento, a superfície e outros fatores. As imagens e fotografias não fazem parte de quaisquer termos e condições celebrados entre si e a Domino.
Vídeos
Este vídeo é apenas ilustrativo e pode incluir extras opcionais. Os valores relativos ao desempenho foram obtidos sob condições específicas; o desempenho individual pode variar. Os erros e as paragens das linhas de produção podem ser inevitáveis. Nada do que se encontra neste vídeo faz parte de qualquer contrato celebrado entre si e a Domino.
Notas para os editores:
Acerca da Domino
A Digital Printing Solutions é uma divisão da Domino Printing Sciences. Fundada em 1978, a empresa estabeleceu uma reputação global relativamente ao desenvolvimento e fabrico de tecnologias de impressão a jato de tinta digital, assim como aos seus produtos de pós-venda e ao atendimento ao cliente a nível mundial. Os seus serviços para o setor de impressão comercial incluem impressoras digitais a jato de tinta e sistemas de controlo desenvolvidos para proporcionar soluções para uma gama completa de aplicações de impressão de dados variáveis e etiquetagem.
Todas as impressoras da Domino são desenvolvidas para satisfazerem as exigências de alta velocidade e elevada qualidade em ambientes de impressão comercial, apresentando novas capacidades a diferentes setores, incluindo os da etiquetagem, publicações e impressão de segurança, transacional, conversão de embalagens, cartões plastificados, bilhetes, jogos de cartas e formulários, bem como os setores de publicidade endereçada e serviços postais.
A Domino emprega mais de 3000 pessoas em todo mundo e comercializa para mais de 120 países através de uma rede global de 29 filiais e mais de 200 distribuidores. As instalações de fabrico da Domino estão localizadas na Alemanha, China, EUA, Índia, Reino Unido, Suécia e Suíça. A Domino tornou-se uma divisão independente da Brother Industries Ltd. a 11 de junho de 2015.
Para obter mais informações sobre a Domino, visite www.domino-printing.pt
Para obter mais informações, contacte:
Kathrin Farr
Content Executive (Digital Printing)
Domino Printing Sciences
Tel. : +44 (0) 1954 782 551
Kathrin.Farr@domino-uk.com
Jade Taylor-Salazar
PR and Content Manager
Domino Printing Sciences
Tel: +44 (0) 1954 778780
Jade.Taylor-Salazar@domino-uk.com