A personalização de mais embalagens nas fábricas afigura-se como elemento fundamental nesta evolução do mercado, recorrendo os fabricantes à tecnologia de impressão digital, especificamente a um processo conhecido como "personalização nas fases finais", para o conseguir.
A personalização nas fases finais das embalagens dos produtos em linha ou próximos da linha utilizando a impressão digital pode proporcionar novas oportunidades para as marcas, como a criação de embalagens de edição limitada para eventos especiais, impulsionando o envolvimento do consumidor através de campanhas de marketing na embalagem e implementando a personalização para enriquecer a experiência de "unboxing". Por outro lado, através de uma maior personalização das embalagens a nível interno, os fabricantes podem maximizar a produtividade a montante e reduzir os atrasos na cadeia de abastecimento, conforme explora Jim Orford, Gestor de Produto da Domino Printing Sciences.
Com a personalização nas fases finais, os proprietários das marcas e os conversores podem acrescentar ou modificar dados variáveis, como a tradução do resumo dos ingredientes de um produto em vários idiomas, pouco antes de serem aplicados no produto. Em vez de ter de adquirir e armazenar grandes quantidades de stock para cada idioma, com a personalização nas fases finais é possível utilizar uma etiqueta genérica onde os dados variáveis, sob a forma de várias idiomas e unidades de manutenção de stock, podem ser adicionados nas últimas fases do processo de produção.
- Custos reduzidos: A personalização nas fases finais reduz a dependência das marcas em relação aos fornecedores externos de embalagens, o que lhes permite experimentar novos designs e variações de embalagens sem terem de se comprometer com encomendas mínimas ou custos adicionais para impressões de tiragens pequenas.
- Maior flexibilidade e capacidade de resposta: A personalização nas fases finais permite que as marcas tenham flexibilidade para responder rapidamente às mudanças no mercado em resposta, por exemplo, ao feedback dos consumidores ou à escassez de material. A adoção das adaptações necessárias na fábrica tem a vantagem adicional de aumentar o tempo de funcionamento, com prazos de entrega mais curtos e a limitação de paragens devido a trocas de produtos.
- Inventário reduzido: Com a personalização nas fases finais, deixa de ser necessário armazenar inventários com várias embalagens, uma vez que as marcas podem comprar embalagens genéricas e adicionar a personalização em linha. Tal pode traduzir-se em poupanças avultadas, uma vez que as embalagens são os itens que têm o prazo de entrega mais longo do stock de material, sendo por vezes o maior item de inventário com baixa rotação de stock em comparação com os ingredientes do produto.
- Desperdício reduzido: A aquisição de grandes quantidades de suportes para tiragens pequenas, com o objetivo de atingir as quantidades mínimas de encomenda, pode originar um enorme desperdício, uma vez que, muitas vezes, apenas algum desse stock é utilizado. Com a personalização nas fases finais através da impressão digital, esta situação deixa de ser um problema, já que as marcas podem produzir internamente as suas próprias embalagens para tiragens pequenas, conseguindo flexibilizar a produção sem encomendar em excesso.
- Melhor experiência do consumidor: Os proprietários das marcas compreendem a dificuldade de se destacarem da concorrência feroz nas prateleiras dos supermercados e procuram sempre formas de interagir com os consumidores. Com a personalização nas fases finais, as marcas podem ajustar o design das embalagens e conseguir uma maior interação com o consumidor. Nos últimos anos, por exemplo, o interesse na inclusão de códigos 2D variáveis nas embalagens dos produtos aumentou, permitindo que as marcas adicionem mais informações, recolham feedback e criem um maior envolvimento com os consumidores na loja e em casa.
- Lançamento de produtos novos ou experimentais: A criação de várias unidades de manutenção de stock que correspondem a vários idiomas e vários formatos é um processo longo (até 12 meses) quando se lança uma nova gama de produtos. O tempo de chegada do produto ao mercado pode ser consideravelmente reduzido através da utilização da impressão digital e da personalização nas fases finais.
- Produtos sazonais: Para que os produtos sejam atrativos nas prateleiras dos supermercados e se destaquem dos produtos da concorrência, é essencial conseguir acompanhar as tendências do mercado. Com a personalização nas fases finais, sem depender de fornecedores externos, as marcas podem criar variações interessantes nas embalagens dos produtos, por exemplo, edições sazonais dos produtos, ou a utilização de uma imagem de uma equipa campeã para um evento desportivo.
- Funcionalidades de segurança: No processo de personalização nas fases finais, é possível imprimir dados variáveis em etiquetas ou embalagens que permitirão a deteção e rastreabilidade do produto através de códigos exclusivos. Os bens de consumo superiores, por exemplo, podem ser protegidos contra contrafação através da aplicação de dados variáveis em códigos 2D, como os códigos QR, permitindo que os consumidores e os parceiros da cadeia de abastecimento verifiquem a sua autenticidade.
- Versões em idiomas regionais: Os proprietários das marcas compreendem que o contacto com o público na língua materna pode estabelecer uma ligação emocional e cultural mais forte com o utilizador final. A personalização nas fases finais permite versões em idiomas diferentes para cada região, deixando de ser necessário imprimir vários idiomas numa etiqueta. Com esta medida, haverá mais espaço na embalagem para a marca e a criatividade do design. Além disso, a embalagem poderá ser modificada com a criação de edições especiais em idiomas regionais.
- Embalagem personalizada: O aumento do comércio eletrónico fez surgir uma maior necessidade de interação com o utilizador final de formas mais pessoais e únicas, como forma de se destacar da concorrência. A impressão digital e a personalização nas fases finais podem trazer novas oportunidades de inclusão de experiências de "unboxing" mais personalizadas.
Isenção de responsabilidade
Tintas
As informações que se encontram no presente documento não devem substituir a realização dos testes adequados às suas circunstâncias e usos específicos. A Marque TDI, S.A. e as empresas do grupo Domino não serão, de forma alguma, responsáveis por qualquer tipo de confiança com base neste documento em relação à adequação de qualquer uma das nossas tintas para a sua aplicação em particular. O presente documento não faz parte de quaisquer termos e condições celebrados entre si e a Marque TDI/Domino. Os Termos e Condições de venda da Domino, em particular as garantias e responsabilidades presentes nos mesmos, dever-se-ão aplicar a qualquer uma das suas compras de produtos.
Geral
Todos os valores em termos de desempenho e alegações citados no presente documento foram obtidos sob condições específicas e apenas poderão ser repetidos sob condições semelhantes. Para obter detalhes específicos do produto, deve entrar em contacto com o seu Consultor Comercial da Marque TDI/Domino. O presente documento não faz parte de quaisquer termos e condições celebrados entre si e a Marque TDI/Domino.
Imagens
As imagens podem incluir melhorias ou extras opcionais. A qualidade de impressão pode variar de acordo com os consumíveis, o equipamento, a superfície e outros fatores. As imagens e fotografias não fazem parte de quaisquer termos e condições celebrados entre si e a Marque TDI/Domino.
Vídeos
Este vídeo é apenas ilustrativo e pode incluir extras opcionais. Os valores relativos ao desempenho foram obtidos sob condições específicas; o desempenho individual pode variar. Os erros e as paragens das linhas de produção podem ser inevitáveis. Nada do que se encontra neste vídeo faz parte de qualquer contrato celebrado entre si e a Marque TDI/Domino.
Notas para os editores:
Acerca da Domino
A Digital Printing Solutions é uma divisão da Domino Printing Sciences. Fundada em 1978, a empresa estabeleceu uma reputação global relativamente ao desenvolvimento e fabrico de tecnologias de impressão a jato de tinta digital, assim como aos seus produtos de pós-venda e ao atendimento ao cliente a nível mundial. Os seus serviços para o setor de impressão comercial incluem impressoras digitais a jato de tinta e sistemas de controlo desenvolvidos para proporcionar soluções para uma gama completa de aplicações de impressão de dados variáveis e etiquetagem. Todas as impressoras da Domino são desenvolvidas para satisfazerem as exigências de alta velocidade e elevada qualidade em ambientes de impressão comercial, apresentando novas capacidades a diferentes setores, incluindo os da etiquetagem, publicações e impressão de segurança, transacional, conversão de embalagens, cartões plastificados, bilhetes, jogos de cartas e formulários, bem como os setores de publicidade endereçada e serviços postais. A Domino emprega mais de 3000 pessoas em todo mundo e comercializa para mais de 120 países através de uma rede global de 29 filiais e mais de 200 distribuidores. As instalações de fabrico da Domino estão localizadas na Alemanha, China, EUA, Índia, Reino Unido, Suécia e Suíça. A Domino tornou-se uma divisão independente da Brother Industries Ltd. a 11 de junho de 2015. A Marque TDI é subsidiária da Domino em Portugal.
Para obter mais informações sobre a Domino, visite www.domino-printing.pt
Para obter mais informações, contacte:
Kathrin Farr
Content Executive (Digital Printing)
Domino Printing Sciences
Tel. : +44 (0) 1954 782 551Kathrin.Farr@domino-uk.com
Jade Taylor-Salazar
PR and Content Manager
Domino Printing Sciences
Tel: +44 (0) 1954 778780
Jade.Taylor-Salazar@domino-uk.com